Seguidores

sexta-feira, 27 de julho de 2018


O bairro, o Tó Punk e os Stranglers…
 

Sou bairrista. E assumo. Considero-me um privilegiado por ter passado grande parte da minha vida em bairros. Na minha Alcântara de sempre, mais concretamente no Alto de Santo Amaro, uma espécie de bairro dentro do bairro, e no Bairro Alto, aqui por razões profissionais.

E digo com convicção: infelizmente, nem todos têm a felicidade de crescer/viver num bairro, onde os «manos» nem sequer são irmãos e ninguém fica para trás. Há união, amizade pura, sejas polícia ou ladrão, estudes para padre ou vendas droga. Ninguém se olha com desdém.

Naturalmente, uns são mais amigos de uns do que de outros. É normal. Mas no essencial todos empurram para o mesmo lado.

E num bairro há muitas histórias para contar, há sempre aquelas figuras que marcam. Hoje, nem sei porquê, tenho-me lembrado do Tó Punk.

O Tó Punk era uma figuraça, uma maravilha de rapaz. Mas olhar para ele… assustava. Então nos anos 80, em que tatuagens era coisa de drogados. Mas o Tó Punk não era só tatuagens. Era botas da tropa, calças e t’shirts rasgadas, correntes nos bolsos, brincos nas orelhas e piercing no nariz. Mas era aquela crista no cabelo que mais chocava quem olhava. Uma crista enorme, umas vezes cor de laranja, outras cor-de-rosa, enfim, a cor dependia do estado de espírito do Tó naquele dia.

Não era uma simpatia. Defendia uma máxima do género «os punks não se divertem» e, como tal, optava quase sempre por um ar fechado. Mas não era por isso que deixava de ser «mano». Aparentava ser má companhia, mas não era. Fumava as suas (muitas) brocas, mas não tentava ninguém.

Numa das ruas do bairro havia, na altura, um salão de jogos, onde entre máquinas de moeda e matraquilhos também se passava muita droga, na maioria haxixe. Só lá ia quem queria.

E entre as tais máquinas e matraquilhos havia uma caixa de música. O cliente metia a moeda e escolhia o som que queria ouvir. Ali, reinava o hard rock e o heavy metal – rap é coisa mais recente.

E é aqui que o Tó Punk entra outra vez em cena. Entrava no salão de jogos de moeda na mão e escolhia sempre a mesma música: Golden Brown, dos Stranglers. Encostava-se na caixa de música, fechava os olhos, sentia o som, sabia a letra de trás para a frente e de frente para trás. Batia o pé e fingia tocar a bateria. Na verdade, ele até sabia tocar bateria, os movimentos dele com baquetas imaginárias deviam de ser os corretos, as notas musicais deviam ser aquelas.
A verdade é que ainda hoje, quando oiço os Stranglers, sobretudo na malha Golden Brown, me lembro do Tó Punk. Essa malha continua intemporal. É boa hoje como era há 30 anos. É imortal. Não sei se o Tó Punk ainda a continua a ouvir. Partiu para parte incerta…

23 comentários:

  1. Lembro me bem do Tó que figuraça, bem ja vi que isto vai ser um vicio, parabens amigo, vamos embora para a frente

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela confiança! Grande abraço, meu amigo!

    ResponderEliminar
  3. Grande Baioneta!! Apesar de ter vivido largos anos da minha vida em Alcantara, nao vivi no Alto de Santo Amaro. De qualquer forma era um bairro que eu frequentava algumas vezes e lembro-me dessa figura de quem falas. E que figura!!
    Gostei desta tua primeira cronica no blog.
    Continua a escrever Rui pois eu, tal como fazia quando estavas na Gazeta dos Desportos e agora na ABola, ca estarei sempre! como teu fiel leitor. Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Crescer num bairro é brincar na rua, ter amigos vizinhos, é ter uma identidade. Bem que eu gostava, porém nasci numa quinta, onde apenas pude fazer a quarta classe,a partir daí fui para 20km de distância,ia a casa de 15 em 15 dias ,os meus pais não podiam pagar a escola alojamento e idas a casa.Chorava todas as noites, tinha perdido a liberdade o carinho da família.Aos 18 anos Lisboa recebeu-me, depois Castelo de Vide, Albufeira e aqui estou eu, digo apenas que sou Alentejana. Parabéns Rui.

    ResponderEliminar
  5. strangles e punk! combinação estranha.....

    ResponderEliminar
  6. É isso tudo Baioneta. Como tu, também cresci em bairros e nos bairros. Quer nos Olivais quer no Bairro Alto, e também foi nesses locais que aprendi a palavra...solidariedade. Quanto às figuras bairristas, que por este ou outro motivo, marcaram épocas, lembro-me no Bairro Alto de um personagem (entre tantos e de quem ainda sou amigo) que dava pelo nome de "Benfica" e que era
    atrevido e quezilento. Dava eu os primeiros passos no boxe no MEU saudoso Lisboa Clube Rio de Janeiro, situado bem no coração do Bairro Alto, e clube da nobre-arte só acessível a uns quantos, quando fui desafiado pela figura. Resolvemos o problema como era habitual na altura, a soco e com fartura, e sem nunca virar a cara. Não interessa que ganhou ou deu mais, sei que ficámos amigos dessa altura em diante. Era assim a vivência dos bairros, tão diferentes da solidão em multidão que se vive na actualidade. E como tu, também tenho saudades da NOSSA "Gazeta dos Desportos". Principalmente quando estávamos no Bairro Alto. Forte abraço e continua ligado à prosa que sou um teu leitor atento. Até sempre e até breve...Companheiro.

    ResponderEliminar
  7. Boas meu grande irmão.
    O bairro é isso tudo o que disseste é uma familia quando o pessoal se junta lá vem as memorias como que tivemos que crescer na rua aprender a ser malandro e esperto bastava um assobio o pessoal já sabia.
    Ser do bairro ser do bairro não à palavras é um orgulho.
    O meu bairro Ajuda o que dizer dela A Ajuda é linda como todos os bairros lisboeta.
    Continua mano sempre ao teu lado forte abraço e bjs fofos

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns meu grande Amigo, grande iniciativa
    Grande abraço e isto vai ser um vicio danado

    ResponderEliminar
  9. Fonix...de que foste lembrar!!! O Tó Punk....os skins...os metalicos....que tribos que deambulavam pelo Bairro!! Desde a capela, ao jardim, passando pelo Stop e pela esquina da Padaria Diana!! Grandes recordaçoes !! Cresci tal como tu no meio deles, umas vezes na mesma linha de "pensamentos e raciocinios" outras vezes nao...mas nao me arrependo de nada que fiz ou passei com essa malta (se calhar talvez nao fize-se algumas loucuras, agora pensando melhor e com mais 30 anos :) ). Grande abraço!

    ResponderEliminar
  10. Fantástica ideia, gosto muito.
    Parabéns Rui, keep on going ��

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Sô Rui. Bom início de jogo, fico a aguardar por mais. Um abraço

    ResponderEliminar
  12. claro que depois de ler tive que ir ouvir o grande som dos "Stranglers", não me lembro do Tó Punk a curtir la pois nessa altura era muito pita para ir ao salão de jogos, mas claro que era uma personagem inesquecível. Obrigada pela lembraça.bjss e parabens pelo Blog, tens mais uma seguidora :-)

    ResponderEliminar