Seguidores

quinta-feira, 2 de agosto de 2018


O casamento, o porco e a salchicha

 

Estou a comemorar 21 anos de casamento. Com altos e baixos, como todos os outros, mas com a certeza de que casei com a mulher certa. Em tudo. Sabe ouvir, argumentar, a calma dela acalma-me, eu que sou mais acelerado. Mas também tem o dom de me irritar como ninguém, sabe como fazê-lo no momento próprio e às vezes sem dizer nada. No fundo, a relação do casal é isto mesmo. Desconfio muito dos casais em que está sempre tudo certo…

Tenho o dom, também, de respeitar todas as decisões, numa época em que me parece que as pessoas desistem rápido de tudo, não lutam por nada, nem pelo próprio casamento. Há casos em que não há volta a dar, há outros em que ninguém quer dar a volta e acaba em separação.

Há que respeitar. Cada um sabe de si e, na verdade, sempre tive muito pouco de moralista.

Respeito tudo por igual, independentemente da opção sexual. Nem podia ser de outra forma (mentira: confesso que as bichonas, aquelas muito maricas, que não sabem passar discretamente em lado nenhum, me irritam um bocadinho…).

Uma amiga minha, no entanto, faz-me alguma confusão. Tem 50 anos e nunca casou, nunca viveu junta, enfim, toda a vida foi solteira. Foi ela também a única que me deixou sem capacidade de argumentação.

Nunca a ouvi sequer falar em casamento ou em viver em união de facto, seja o que for. Um dia, feito parvo, perguntei-lhe: olha uma coisa, não pensas em casar?

E ouvi a tal resposta que me deixou… sem resposta:

- Casar? Para quê? Deves pensar que tenho paciência para andar a passear um porco quando só me interessa a salchicha…

 

Fiquei com a certeza absoluta que há muitos homens a envergonhar a classe. Meti a viola no saco…

4 comentários:

  1. Sou capaz de compreender a tua observação final. Só me ocorre dizer o seguinte a esta Senhora. Acredite que pode mudar a imagem que tem de si mesma, e ter alguém que não só não seja um porco, mas que seja um homem por inteiro.

    ResponderEliminar
  2. LOL grande resposta. Também desconfio do "tudo certinho". Graças a Deus, também, tenho altos e baixos, sendo que os altos superam largamente os baixos. Só ela mesmo para me aturar. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, pelo blog.
    Quando a encontrares pergunta se gosta da salsicha na brasa ou devagarinho. 😎

    ResponderEliminar