Seguidores

segunda-feira, 30 de julho de 2018


A patética discussão de penteados



Estes três podiam ser uma espécie de cocó, ranheta e facada. Andavam quase sempre juntos, amigos do peito. Nenhum deles permitia que alguém pudesse falar mal dos outros. As conversas tinham piada, andavam sempre em torno das aventuras da adolescência, das namoradas da altura, numa época em que, supostamente, a amada ficava à janela.

«Era, era… a mãe desse casou grávida dele», provocava o ranheta em direcção ao facada, que não se ralava e contra-atacava com o que lhe viesse à cabeça, sendo que o resultado era sempre o mesmo: gargalhada geral.

O pior era quando, já com um copito a mais, começavam a discutir sobre os penteados de cada um.

O cocó usava capachinho. Mas desmentia.

O ranheta era careca, mas puxava o risco para a direita junto da orelha esquerda e disfarçava a falta de cabelo. Era uma espécie de ninho de andorinha. «Careca? Eu? E tu és mentiroso…», respondia, danado, sempre que lhe tocavam no ponto fraco.

Já o facada disfarçava os cabelos brancos com uma tinta preta manhosa. Dava perfeitamente para perceber que era pintado, mas ele garantia que não, que era natural.

As discussões duraram, duraram, até ao dia em que uma rabanada de vento levantou aquela espécie de ninho que o ranheta dizia ser cabelo e fez uma espécie de crista.

A galhofa foi de tal forma que o ranheta, em brasa, deu um safanão tão grande no capachinho do amigo cocó que o risco ao lado ficou virado para as costas.

O facada assistia de cadeirão e ria a bom rir. Os outros não esqueceram. Ele também tinha o seu ponto fraco.

Certo dia, conversavam os três e, de repente, cai uma chuvada daquelas. Não tiveram outro remédio senão correr rapidamente para a tasca mais próxima. Encharcados, tentavam limpar-se. E foi aí que caiu a máscara do facada. A água que lhe escorria pela cara, pescoço e até ao colarinho da camisa era… preta.

Aquilo foi rir até poder. A partir desse dia o facada ganhou duas alcunhas: menino da lágrima preta e… choco com tinta.

Sem comentários:

Enviar um comentário